NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A SUBMISSÃO DE TRABALHOS É REALIZADA EXCLUSIVAMENTE POR MEIO DO SITE – www.crfsp.org.br/congresso
INFORMAÇÕES INICIAIS
- Para a submissão de trabalhos é obrigatória a efetivação da inscrição no Congresso de pelo menos 01 (um) autor, ANTERIORMENTE AO ENVIO DO TRABALHO, na forma de resumo, sendo que este não será beneficiário de isenção;
- Cada inscrição no Congresso dará direito à apresentação de, no máximo, 02 (dois) trabalhos como autor principal. Não haverá limites para o número de trabalhos como coautores. Vale ressaltar que, após o aceite do trabalho, não serão permitidas inserções ou trocas de nomes de autores, coautores ou instituições, nem mesmo alteração do texto;
- Os resumos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados previamente;
- A decisão da Comissão de Trabalhos Científicos sobre o aceite, classificação e premiação dos trabalhos será irrevogável, ou seja, não haverá espaço para interposição de recurso para os recusados;
- A recusa do trabalho não implica devolução do valor pago na inscrição do(s) autor(es) no Congresso;
- Há 14 diferentes áreas de conhecimento e dois tipos de modalidades para submissão dos trabalhos, as quais estão descritas a seguir. Desse modo, para enviar o resumo do trabalho, deve-se selecionar uma área de conhecimento e uma modalidade de submissão pelo site www.crfsp.org.br/congresso e identificar o arquivo com o nome completo do primeiro autor;
- Os resumos deverão ser redigidos dentro da formatação descrita nessas normas, caso contrário, serão recusados;
- Não serão aceitos resumos que contenham apenas propostas de trabalho, revisão bibliográfica ou que forem enviados fora das especificações descritas nessas normas;
- Os resumos aceitos na modalidade “Trabalhos Científicos” poderão ser publicados em suplemento da Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (www.bjps.usp.br), vinculado à base de dados da SciELO. Já os aceitos na modalidade “Cases de Sucesso” serão publicados em edição especial da Revista do Farmacêutico. As publicações somente serão concedidas aos autores de trabalhos que forem aprovados na apresentação do pôster.
- Todos os resumos aceitos seguirão para publicação somente após revisão pela Comissão de Trabalhos Científicos.
CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
As submissões dos trabalhos do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo ocorrerão durante o período compreendido entre 21/02/2019 e 02/06/2019, exclusivamente por meio do site www.crfsp.org.br/congresso.
Atenção! Prazo prorrogado até o dia 30/08/2019.
Os resultados das avaliações (aprovação ou reprovação) dos Trabalhos Científicos e Cases de Sucesso inscritos a partir do dia 05/08/19 serão comunicados somente no dia 20/09/19.
ÁREAS DE SUBMISSÃO
Identificar uma das áreas de conhecimento para submissão. Para mais informações, clique na área para conhecer seu conteúdo (ementa)
- Análises Clínicas e Toxicológicas
- Educação Farmacêutica
- Farmácia Clínica
- Farmácia e Drogaria: gestão e serviços farmacêuticos
- Farmácia Estética e Cosmetologia
- Farmácia Hospitalar
- Farmácia Magistral
- Fármacos e Medicamentos
- Indústria Farmacêutica
- Logística Farmacêutica e Transporte
- Práticas Integrativas e complementares
- Radiofarmácia
- Saúde Pública
- Suplementos Alimentares e Alimentos Especiais
Análises Clínicas e Toxicológicas
Análises clínicas: bioquímica, hematologia, citologia e citopatologia, imunologia, microbiologia, parasitologia, biologia molecular e genética. Análises toxicológicas: ocupacional, forense e ambiental. Farmacogenômica. Gestão e controle da qualidade laboratorial.
Educação Farmacêutica
Educação continuada e desenvolvimento profissional: critérios para obtenção de créditos. Tecnologia de informação e comunicação como ferramenta de ensino-aprendizagem na modalidade presencial. Educação interprofissional e prática colaborativa. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Educação a distância e suas implicações na formação do farmacêutico. Diretrizes curriculares e a formação por competência. Acreditação e avaliação da qualidade de IES e de cursos de Farmácia.
Farmácia Clínica
Serviços farmacêuticos clínicos focados no cuidado farmacêutico em diferentes níveis de atenção e locais de atuação, como drogarias, ambulatórios, unidades básicas de saúde e hospitais.
Farmácia Estética e Cosmetologia
Educação e ética em farmácia estética e cosmetologia; perspectivas para o farmacêutico esteta; integração ensino e serviço; estética aplicada à oncologia, psoríase e dermatites; certificação para o desenvolvimento de cosméticos; pesquisas de insumos para desenvolvimento de cosméticos faciais, corporais e capilares; nutracêuticos e probióticos; perfumes; práticas integrativas: óleos essenciais, fitoterapia, taping e osmologia; intradermoterapia; microagulhamento; toxina botulínica; laser; eletroterapia; gestão de serviços estéticos.
Farmácia Hospitalar
Compreende a utilização de produtos para a saúde no contexto de hospitais e clínicas, envolve gestão, desenvolvimento de infraestrutura e automação, logística farmacêutica e preparo de medicamentos, uso racional de medicamentos, farmacoeconomia, farmacovigilância, tecnovigilância, segurança do paciente, informações sobre medicamentos e produtos para a saúde.
Farmácia Magistral
Cenário da farmácia magistral no Brasil e no mundo; insumos, farmacotécnica e tecnologias na farmácia magistral; avanços e inovações da farmácia magistral; a clínica e a farmacotécnica em geriatria, pediatria; farmacotécnica magistral humana e veterinária.
Farmácias e Drogarias
Atuação do farmacêutico na farmácia comunitária: assistência farmacêutica, dispensação de medicamentos, implementação de serviços farmacêuticos, gestão de saúde, consultório farmacêutico, inteligência artificial/tecnologia na saúde, desenvolvimento de equipes e gestão comercial.
Fármacos e Medicamentos/Indústria Farmacêutica
Pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos; pesquisa clínica; biotecnologia; garantia da qualidade; desenvolvimento de metodologias analíticas e inovação na qualidade de medicamentos; farmacovigilância; inovação e patentes.
Logística Farmacêutica
Armazenamento e gestão de estoque; transportes; assuntos regulatórios; serialização; cadeia do frio; plano de gerenciamento de crises; boas práticas de armazenamento e transportes; logística reversa e gestão de produtos pós e pré-consumo.
Práticas Integrativas e Complementares
Medicamentos fitoterápicos e dinamizados; fitocosméticos; medicamentos veterinários e produtos de uso agrícola. Assuntos regulatórios em homeopatia e produtos da medicina tradicional chinesa. Metodologias analíticas e inovação na qualidade dos insumos farmacêuticos, medicamentos e produtos das PICs. Farmacovigilância. Articulação entre o sistema oficial de saúde e os sistemas de saúde tradicionais. Inovação em PICs.
Radiofarmácia
Pesquisa e desenvolvimento de novos radiofármacos: pesquisa pré-clínica e clínica; inovação e patentes; produção e preparação de radiofármacos; garantia da qualidade em radiofarmácia; controle de qualidade dos radiofámacos; aplicações clínicas e relatos de caso; farmacovigilância e interações medicamentosas.
Saúde Pública
Aprimoramento das práticas nas ações de gestão, do cuidado, da segurança do paciente, da promoção do uso racional de medicamentos, do trabalho em equipe multidisciplinar, bem como outras ações do cotidiano de atuação do farmacêutico no Sistema Único de Saúde.
Suplementos Alimentares e Alimentos Especiais
Prescrição de suplementos; segurança alimentar;cuidado farmacêutico na suplementação clínica e esportiva; probióticos; desenvolvimento de produtos, registro, produção, controle de qualidade e pesquisa. Marco regulatório da ANVISA.
A Comissão de Trabalhos Científicos poderá readequar a área de submissão do resumo, caso entenda que o mesmo foi submetido em área não adequada.
MODALIDADES DE SUBMISSÃO
(selecionar e identificar uma das modalidades para submissão)
Modalidade 1 – Trabalhos científicos (resultado de pesquisas científicas)
Modalidade 2 – Cases de Sucesso (relato de experiência profissional ou didática bem-sucedida)
Para cada modalidade existe um formato de envio e avaliação próprios. Veja mais detalhes a seguir.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO DOS CASES DE SUCESSO
(Para detalhes sobre elaboração de trabalhos cientìficos, 
acesse Submissão de Trabalhos - Trabalhos Científicos)
A elaboração deve ser realizada observando-se a modalidade do trabalho, as instruções gerais de formatação e as normas éticas.
Trabalhos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos – pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou em partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais – deverão seguir a Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e legislação correlata. O número de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deve ser informado na metodologia e deve ser anexado o parecer consubstanciado de aprovação.
Trabalhos envolvendo manejo de animais – pesquisa que implique uso de animais ou material biológico de procedência animal – deverão seguir a Lei Federal 11.794/2008, Lei Arouca, e legislação correlata. O número de aprovação no Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) deve ser informado na metodologia e deve ser anexado o parecer consubstanciado de aprovação.
O resumo deve ser inserido no sistema de submissão, após seleção da área e modalidade, disponível no site www.crfsp.org.br/congresso
Caso haja, declarar conflito de interesse. Caso não haja, usar a expressão “Declaro(amos) não haver conflito de interesse”.
IMPORTANTE: os autores são responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho.
Cases de Sucesso
Enquadram-se nesta modalidade as experiências profissionais bem-sucedidas e, desse modo, devem relatar as ações desenvolvidas nos serviços, bem como o impacto das mesmas sobre a profissão e/ou à população.
O resumo desta modalidade deve ser redigido em língua portuguesa e elaborado da seguinte forma:
- Informações sobre os autores: inserir na sequência de autoria, em letras maiúsculas, nomes e sobrenomes completos, Instituição de afiliação (relacionando com número sobrescrito nos autores, quando houver mais de uma Instituição) e e-mail.
- Serão aceitos até 10 autores por resumo.
- Título: em até 150 caracteres, incluindo os espaços.
- Texto: deve conter Introdução e Objetivos (máximo de 350 caracteres, incluindo os espaços, contendo objetivos especificados ao seu final); Método (máximo de 500 caracteres, incluindo os espaços); Resultados e Discussão (máximo de 1000 caracteres, incluindo os espaços) e Conclusão (máximo de 500 caracteres, incluindo os espaços).
- Financiamento e agradecimento (se houver): máximo de 200 caracteres, incluindo os espaços. Quando houver dois ou mais tipos de auxílio ou agências de fomento, separá-los com ponto e vírgula;
- IMPORTANTE: não será aceita a inclusão de tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas nos resumos. Todos esses recursos de apresentação devem ficar restritos à apresentação dos pôsteres.
Após a inscrição do Case de Sucesso nos campos do sistema (seguindo as instruções anteriores), se houver aprovação do Case de Sucesso, ele será publicado em edição especial da Revista do Farmacêutico.
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
- Os resumos que atenderem às normas estabelecidas serão avaliados por dois profissionais indicados pela Comissão de Trabalhos Científicos (consultores ad hoc);
- Os avaliadores não poderão analisar resumos de suas respectivas Instituições, grupos de pesquisa ou colaboradores. Caso isso ocorra, o avaliador deve declarar “conflito de interesses” para a revisão e solicitar à Comissão de Trabalhos Científicos que a mesma seja feita por outro avaliador.
- Em cada área de submissão será premiado o trabalho que receber a maior nota.
- Os membros de Comissões do Congresso podem inscrever trabalhos, porém sem participação nas premiações.
- A decisão da Comissão de Trabalhos Científicos sobre o aceite e a premiação dos trabalhos é considerada irrevogável.
- O retorno da aprovação do trabalho será até 30/08/19.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos aceitos serão apresentados em forma de pôster. Seguem as normas para a apresentação de pôsteres:
- A medida padrão dos pôsteres é 110 cm de altura x 90 cm de largura, redigidos em português;
- Os pôsteres devem conter o QR Code informado via e-mail no momento do aceite, impresso no canto inferior direito do pôster;
- Datas e horários das afixações, apresentações e retiradas dos pôsteres serão divulgados em momento oportuno. Quando receber essa informação, fique atento, pois não serão permitidas apresentações em dias e/ou horários diferentes daqueles estipulados;
- O autor receberá a numeração do seu pôster;
- Os materiais para afixação de pôsteres (ex. adesivos) são de responsabilidade dos autores;
- Os certificados (ver item “certificados”) e a publicação do resumo no suplemento da Revista específica (BJPS ou a revista voltada ao exercício profissional, no caso dos cases de sucesso) somente serão concedidos aos autores de trabalhos que forem aprovados na apresentação do pôster;”
- É obrigatória a presença do apresentador ao lado do pôster durante toda a sessão de apresentação. Caso o autor tenha mais de uma apresentação no mesmo horário, o mesmo deve colocar mensagem no pôster, indicando o número do outro trabalho do qual é autor para que o avaliador possa localizá-lo.
DISTINÇÕES
- Segundo as notas atribuídas pelos avaliadores do resumo e pelos avaliadores do pôster, será selecionado um trabalho para cada área de submissão na modalidade “Trabalhos científicos” e um trabalho na modalidade “Cases de sucesso”, de acordo com a maior nota, totalizando 15 trabalhos (14 na modalidade “Trabalhos Científicos” e 1 na modalidade “Cases de sucesso”).
- Caso haja empate, a decisão do ganhador será tomada de acordo com a seguinte ordem de critérios: 1º - Maior pontuação na avaliação do resumo; 2º - Maior pontuação na avaliação do pôster;
- Persistindo o empate, a Comissão de Trabalhos Científicos procederá ao desempate em decisão colegiada, irrevogável, não sendo concedida a interposição de recurso.
- Trabalhos que não forem apresentados durante o Congresso serão desclassificados.
- As distinções ocorrerão no evento de encerramento do Congresso.
CERTIFICADOS
O certificado de apresentação de trabalho será disponibilizado exclusivamente por meio eletrônico.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Clique aqui para submissão do trabalho
PREMIAÇÃO PARA O MELHOR CASE DE SUCESSO APRESENTADO NO XX CONGRESSO FARMACÊUTICO DE SÃO PAULO
R$ 3.000,00 - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
